Observação aos professores


       Muitas destas categorias são relativamente compridas e seriam necessárias várias horas para ler todos os versículos num estudo da Bíblia em grupo. Por esse motivo, sugerimos que leiam o material antes de ensinarem a outros, para poderem preparar suas aulas de acordo com as necessidades dos seus alunos, bem como de acordo com o tempo que dispõem.
       Se tiverem regularmente reuniões para estudo da Bíblia e seus alunos tenham o tempo e a vontade de estudar todos os versículos dessas lições, então é claro, as categorias mais compridas não serão nenhum problema para vocês. Mas, se não tiverem vários dias ou muitas horas para ensinar algumas das categorias, recomendamos que preparem uma versão mais resumida para ensinar, lendo apenas os versículos mais importantes que mostram melhor os princípios chave e os versículos que vocês desejam transmitir à sua classe. Quando estiverem estudando e se familiarizando com uma determinada categoria para preparar uma versão abreviada, recomendamos que sublinhem, grifem ou marquem de alguma forma os versículos que acharem mais importantes, para que depois seja mais fácil dar a aula.
       Lembrem-se também de que histórias e exemplos da Bíblia muitas vezes ajudam os alunos a visualizarem os princípios que vocês estão ensinando. Então, se uma categoria contém histórias e exemplos da Bíblia, talvez fosse bom vocês, como professores, escolherem de antemão os que querem abranger na sua aula.
       Outra coisa para se levar em consideração é que, quando estiverem lendo ou ensinando uma categoria numa aula pela primeira vez, talvez nem sempre seja aconselhável fazer um estudo exaustivo numa única aula, mesmo que os alunos tenham tempo. O motivo disso, é porque parte do material talvez não seja simples o bastante. Por exemplo, na categoria "Jesus Cristo, o Filho de Deus", apesar de ser uma lição sobre as doutrinas cristãs mais básicas e algo que deveria ser ensinado cedo, parte do assunto por muito verdadeiro que seja é muito mais profundo, e o que alguns diriam ser um pouco "teológico". Portanto, para evitar que a sua aula fique parada com alguns detalhes meio complicados e difíceis de entender na primeira vez, talvez prefira abranger primeiro os versículos mais básicos, e depois voltar aos tópicos mais profundos depois, quando a classe já tiver aprendido os assuntos mais básicos.
       Alguns versículos são tão básicos para certos tópicos, que foram incluídos mais de uma vez em algumas categorias. Nós procuramos usar cada versículo da Bíblia apenas uma vez por categoria, mas quando um certo trecho tinha uma idéia importante em mais do que um subtópico dentro de uma categoria, ele foi incluído mais do que uma vez. Então, apesar de haver uma certa repetição, é algo mínimo.